**PUBLICIDADE f4t60
Publicidade

Sergipe reduz a desigualdade salarial 3e4d6k


Publicado em 11 de abril de 2025 Por Jornal Do Dia Se 4d596c


Sergipe apresenta avanços significativos na redução das desigualdades de renda. É o que mostram os dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego no final de março e analisados pelo Observatório do Trabalho, vinculado à Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem). Segundo a pesquisa, em dois anos, o estado saiu da 23ª para a 11ª posição no ranking nacional do Índice de Gini, dado que aponta os estados com distribuição de renda mais equitativa no país.
Em 2022, o estado ocupava a 23ª posição no ranking nacional do Índice de Gini, com um valor de 0,455. Já em 2023, o índice caiu para 0,355, elevando o estado para a 13ª colocação. Em 2024, de acordo com a pesquisa mais recente, Sergipe alcançou um Índice de Gini de 0,348 – uma redução de 2% em relação ao ano anterior – e subiu para a 11ª posição no ranking nacional.
O índice de Gini é uma medida de desigualdade que varia de 0 (perfeita igualdade) a 1 (desigualdade máxima). No contexto da Rais, que é uma base de dados do governo brasileiro sobre vínculos empregatícios formais, o índice de Gini é usado para medir a desigualdade salarial entre os trabalhadores registrados.
O resultado coloca o estado bem abaixo da média brasileira, que é de 0,418, e indica uma expressiva queda na desigualdade salarial. “Esse avanço mostra que a renda está sendo distribuída de forma mais equilibrada entre a população, refletindo os impactos positivos de políticas públicas voltadas para inclusão, empregabilidade e fortalecimento da economia local”, destaca o secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, Jorge Teles.

**PUBLICIDADE f4t60



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE f4t60


**PUBLICIDADE f4t60
Publicidade