**PUBLICIDADE f4t60
Publicidade

Sancionada lei que torna instrumentos do samba patrimônio cultural do Brasil 5b12f


Publicado em 01 de outubro de 2024 Por Jornal Do Dia Se 5e4u1x


Em um marco histórico para a cultura nacional, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionoua lei 14.991, que reconhece o samba, seus instrumentos e práticas como parte essencial do patrimônio cultural brasileiro. Essa medida coloca o samba ao lado de outras grandes referências culturais, como a tequila, o rum e o champagne, ao garantir que instrumentos de percussão típicos do samba só possam ser denominados como tal se forem produzidos pela indústria brasileira, em território nacional.
am a ser protegidos por esta lei: pandeiro, tantã, cuíca, surdo, tamborim, rebolo, frigideira, timbas e repique de mão, desde que sigam, em seus respectivos modos de produção, as práticas e as tradições culturais a ele associados.
“Queremos que o samba se expanda ainda mais no cenário internacional”, afirma Daniel Neves, presidente da Anafima (Associação Nacional da Indústria da Música). “Essa lei reforça o soft power brasileiro, além de gerar empregos no país, fomentar o turismo e fortalecer o Brasil no exterior como uma potência cultural”.
O projeto foi apresentado em 2016, a pedido da Anafima ao então deputado Chico D’Angelo, como um pleito dos fabricantes de instrumentos brasileiros para fortalecer a indústria brasileira, impulsionando a exportação e freando a entrada de produtos importados, principalmente da China.

**PUBLICIDADE f4t60



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE f4t60


**PUBLICIDADE f4t60
Publicidade