(Divulgação/PF)
PF faz operação em Pacatuba contra fraudes bancárias 1d573e
Publicado em 22 de maio de 2025 Por Jornal Do Dia Se 3q5vp
Com foco no combate a fraudes bancárias eletrônicas realizadas por meio da internet, agentes da Polícia Federal estiveram na manhã de ontem no município de Pacatuba, quando deflagraram a Operação Lago Cocite. Sem apresentar o nome do suspeito, a Superintendência da PF em Sergipe revelou que o homem cometia furtos online em contas da Caixa Econômica Federal e depositava tais valores em contas abertas com documentos falsos de terceiros, inclusive em nome de parentes. Por determinação judicial, o investigado teve ativos financeiros bloqueados, no valor de R$ 16.285,89.
Do ponto de vista legal, golpes financeiros online englobam todo tipo de atividade criminosa realizada por meio de um aplicativo ou site bancário. Isso inclui o o ilegal à conta de alguém para gerenciar ou transferir seu dinheiro. As penas para esses crimes podem ser de 4 a 8 anos de reclusão. O Governo do Estado pede que denúncias anônimas contendo informações capazes de colaborar com os estudos, sejam apresentadas ao setor de inteligência da Polícia Civil. O compartilhamento destes dados deve ser feito a qualquer hora do dia por meio do Disque-Denúncia (181).
O sigilo é garantido. Profissionais do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIOSP 190) também permanecem à disposição para encaminhar as informações para o setor de inteligência da Polícia Civil. Na plataforma da PF, além do Comunica PF, também é possível fazer comunicações de crimes pessoalmente às Superintendências, às Delegacias ou à Corregedoria-Geral da PF, utilizando os contatos disponibilizados no seguinte caminho dentro da internet da Polícia Federal: “Canais de Atendimento -> Unidades -> Superintendências e Delegacias”. (MAJ)