Museu Hirshhorn abriga grande retrospectiva do trabalho realizado pela dupla OSGEMEOS 423567
Publicado em 25 de setembro de 2024 Por Jornal Do Dia Se i1h4b
O Museu Hirshhorn, em Washington (EUA), apresentará a primeira retrospectiva em um museu dos EUA e a maior exposição no país dos irmãos gêmeos Gustavo e Otavio Pandolfo (nascidos em São Paulo, Brasil, 1974), conhecidos globalmente como OSGEMEOS.
A exposição, com duração de um ano, ocupará um andar inteiro do Museu Hirshhorn e reunirá aproximadamente 1.000 itens, entre fotografias e materiais de arquivo que destacam a trajetória e prática colaborativa e multidisciplinar d’OSGEMEOS, incluindo as raízes da linguagem artística fantástica, inspirada na criação no Brasil. OSGEMEOS: EndlessStory destacará a combinação de temas universais com elementos mágicos extraídos do universo lúdico dos artistas, uma imaginação compartilhada, junto às vivências e influências como a da cultura hip hop, ali em parte apresentada.
Com pinturas em grande escala em madeira e tela, esculturas monumentais e instalações do tamanho de salas que incorporam luz, movimento e música, EndlessStory preencherá as amplas galerias do terceiro andar do Hirshhorn. Para destacar o interesse d’OSGEMEOS em fundir o real com o fantástico, será dado um lugar central a mundos oníricos, incluindo a Sala da Lua (2022), construído especificamente para espaços expositivos e que apresenta som, arquitetura colorida e papel de parede personalizado.
A mostra também incluirá dezenas de desenhos e cadernos raramente vistos, iluminando o crescimento da prática criativa d’OSGEMEOS, desde as paredes da casa de infância dos irmãos até rodovias, fachadas de edifícios e galerias globais, juntamente com a documentação de seus graffitis e murais ao redor do mundo.
EndlessStory enquadra a história de origem d’OSGEMEOS em São Paulo e introduz Tritrez, um universo místico que os artistas inventaram na infância e continuam a povoar com suas imaginações coloridas e onde habitam seus personagens.
Fontes de inspiração, como o bordado de sua mãe, Margarida L. K. Pandolfo, a cultura hip hop desde seu início, a vida, a natureza, sonhos, ficção científica e o sobrenatural, além da música criada pelos próprios artistas, aparecem em todas as galerias.