Memória e patrimônio cultural guiam cursos dos museus Casa Mário de Andrade e Casa das Rosas 3w6u2r
Publicado em 28 de abril de 2020 Por Jornal Do Dia 5p2b3o
Em maio, memória e patrimônio cultural norteiam algumas atividades on-line dos museus Casa Mário de Andrade e Casa das Rosas, equipamentos da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciados pela Poiesis.
Para participar e se inscrever, as pessoas interessadas podem ar o hotsite +Cultura, voltado à programação virtual dos equipamentos culturais istrados pela Poiesis. O curso Habitação e modos de morar dos paulistanos do século XX, com o arquiteto e urbanista Fernando Atique, será realizado pela Casa Mário de Andrade nas quartas-feiras, 6, 13, 20 e 27 de maio, das 19h às 21h.
Atique é professor do departamento de História da UNIFESP, onde ministra cursos na graduação e na pós-graduação na área de História, Espaço e Patrimônio Edificado. É arquiteto e urbanista, mestre e doutor pela USP, além de pós-doutor em História, com bolsa FAPESP, pelo History Department da New York University – NYU. Dedicados aos profissionais interessados em arquitetura, urbanismo, geografia e antropologia, os encontros buscam iniciar os participantes no estudo da habitação e modos de morar na cidade de São Paulo, desde o início do século XX até os dias atuais.
A atividade também faz parte das ações em homenagem ao centenário de construção do museu-casa literário localizado na Barra Funda, o qual foi residência projetada por Oscar Americano e moradia do escritor Mário de Andrade entre 1921 e 1945.
O ciclo "Conversas Abertas": Poéticas do olhar, do dizer, do pensar, realizado pela Casa das Rosas, será nos primeiros sábados dos próximos meses, 2 de maio, 6 de junho e 4 de julho, a partir das 15h. A inscrição está aberta emhttps://poiesis.education1.com.br até 1º de maio.
Como ficam os educadores e professores em geral quando precisam lidar com a necessidade do distanciamento social devido à pandemia da Covid-19? A socióloga, escritora, educadora e produtora cultural Neide Almeida vai abordar os diferentes aspectos da educação não formal, inclusão e diversidade cultural para esse público durante esse conjunto de atividades. Ela também vai propor a reflexão sobre a presença, perspectivas e poéticas de mulheres negras que atuam nas áreas de educação, cultural e gestão cultural.