I Festival de Música de Câmara segue até sexta-feira no Conservatório de Música de Sergipe 6j59h
Publicado em 26 de setembro de 2024 Por Jornal Do Dia Se 4y2x5f
A Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse), unidade da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), em parceria com o Conservatório de Música de Sergipe (CMSE), realiza até a próxima sexta-feira (27), o I Festival de Música de Câmara de Sergipe. O evento oferece uma imersão musical com palestras, masterclasses e concertos gratuitos, proporcionando desenvolvimento técnico-artístico a jovens músicos e ampliação da oferta cultural para a sociedade sergipana. O festival conta com aulas, palestras e concertos gratuitos
Para os interessados, as inscrições para as aulas continuam abertas por meio de formulário , e os participantes que assistirem a pelo menos 80% das atividades receberão certificado. Há ainda a possibilidade de participação como ouvintes nas palestras e aulas, com entrada gratuita, respeitando a capacidade dos espaços.
No primeiro dia de programação, o público pôde conferir uma masterclass e duas palestras realizadas no CMSE, ministradas por músicos chefes de naipe da Orsse, além do regente titular. A primeira atividade foi a masterclass de metais, conduzida por Éder Filipe, trombonista e chefe-de-naipe. Em seguida, Juliane Santana, oboísta e também chefe-de-naipe, apresentou a masterclass ‘Oboé: particularidades, história e desenvolvimento do instrumento’. A programação foi encerrada com a palestra ‘A regência no século XXI: caminhos entre a orquestra e a sociedade’, ministrada por Guilherme Mannis, diretor artístico e regente titular da Orsse.
Éder Filipe ressaltou a importância da parceria entre a Orquestra Sinfônica e o Conservatório. “Essas palestras fomentam a cultura, o ensino e nos permitem estar com o aluno, estimulando, educando e participando mais da produção artística dos novos artistas de Sergipe”, afirmou.
Na palestra, Juliane Santana destacou a história, evolução e singularidade do oboé, um dos instrumentos mais antigos da música: “Foi incrível, o pessoal gostou, e é sempre um prazer para mim falar sobre esse instrumento. Considero esse contato da Orsse com o Conservatório muito importante para os alunos que estão começando. Eles precisam estar junto dos músicos da Orquestra para poder crescer e compartilhar experiências”, disse.
Sobre a realização do Festival, o maestro Guilherme Mannis enfatizou a oportunidade de estar em contato com jovens. “Esse festival está trazendo grandes palestras e masterclasses de renomados profissionais da Orsse para os alunos do Conservatório e a sociedade em geral. Esta semana está repleta de grandes eventos, nascidos de uma linda parceria”, declarou.
Além das aulas e palestras, o Festival inclui uma série de três concertos. Dois deles serão apresentados pela Orsse, com um repertório diversificado de música de câmara, e um pela Orquestra Aprendiz do CMSE, sob a regência do maestro James Bertisch. As apresentações serão realizadas na Sala Villa-Lobos do CMSE, recentemente reformada, nos dias 26 e 27 de setembro, com entrada franca.
Programação:
Quinta-feira (26 de setembro)
14h – Masterclass III para cordas
Ministrada por: Emily Contreras, violinista chefe-de-naipe
16h – Masterclass I para madeiras (incluso saxofones)
Ministrada por: Luiz Henrique, fagotista chefe-de-naipe
19h – Concerto com Grupos camerísticos da Orsse e alunos do CMSE
Sexta-feira (26 de setembro)
19h – Concerto com Grupos camerísticos da Orsse e alunos do CMSE