Governo lança edital voltado a festivais, feiras e mostras 3sd67
Publicado em 08 de abril de 2025 Por Jornal Do Dia Se 3z2f3a
O Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), lançou, nesta segunda-feira, 7, mais um edital de fomento cultural da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), voltado para a realização de festivais, feiras e mostras. Com investimento previsto de até R$3 milhões, serão selecionados, inicialmente, 21 projetos. O edital visa permitir aos interessados a oportunidade de realizar ações de alto impacto na cadeia produtiva através da realização de eventos de livre criação dos participantes.
Todas informações, formulários e anexos estão disponíveis no site da Funcap. As inscrições vão até o dia 4 de maio, por meio da plataforma Mapa Cultural de Sergipe. Em caso de agentes culturais que atuem como grupo ou coletivo cultural sem constituição jurídica (ou seja, sem CNPJ), deverá ser indicada pessoa física como responsável legal para o ato da do Termo de Execução Cultural e a representação será formalizada em declaração assinada pelos demais integrantes do grupo ou coletivo.
“O Edital 06/2025 tem por objetivo oportunizar aos agentes da cadeia produtiva cultural de Sergipe os meios para a realização de eventos de todas as linguagens artísticas. Eventos, festivais, feiras, mostras culturais e congêneres criam ambiente propício para a difusão e realização de diversas ações culturais. Sendo assim, o edital para Festivais, Feiras e Mostra tem um altíssimo potencial de distribuição de recursos entre a cadeia produtiva cultural de Sergipe, além de fornecer palco e oportunidade para diversos agentes culturais do estado”, destaca o presidente da Funcap, Gustavo Paixão.
Dúvidas – Em caso de dúvidas, os agentes territoriais estarão à disposição para esclarecer os questionamentos. Eles são intermediadores da Funcap que auxiliam na criação de novas contas, atualização de perfis e orientam para o cadastro de projetos no Mapa Cultural de Sergipe. Além disso, eles tirarão dúvidas sobre os editais de fomento e subsídios, a Política Nacional Cultura Viva e as diretrizes da PNAB.