**PUBLICIDADE f4t60
Publicidade

Filas na Receita Federal não seguem isolamento 4l4tg


Publicado em 15 de abril de 2020 Por Jornal Do Dia 6j92o


 

Milton Alves Júnior

Centenas de pessoas  seguem se aglome rando e formando longas filas na área externa da agência da Receita Federal, no Bairro Inácio Barbosa, em busca de regularização do Cadastro de Pessoas Físicas (F). De acordo com a diretoria regional do órgão, esse acúmulo de pessoas está diretamente atrelado à suspensão operacional e istrativa nos demais pontos oficiais da Receita, em Aracaju; em virtude da pandemia nacional causada pelo novo coronavírus, bem como a orientação nacional de isolamento social, a unidade situada na região do Distrito Industrial de Aracaju (DIA), ainda é a única funcionando na capital sergipana. Na manhã de ontem policiais militares foram encaminhados a fim de conscientizar os contribuintes a respeitarem o distanciamento mínimo de 1,5m.
Diante do alto fluxo de pedestres, motoristas e motociclistas, duas viaturas da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), foram encaminhados pela Prefeitura de Aracaju para minimizar os riscos de acidentes e estacionamentos em locais indevidos. Essa escalada significativa no aumento de pessoas buscando atendimento da Receita Federal é motivada pela tentativa de regularizar o F a fim de receber o auxílio emergencial de R$ 600 do Governo Federal devido a doença que em já contaminou mais de um milhão e 200 mil pessoas, e levou à óbito mais de 130 mil pessoas em todo o mundo. No estado de Sergipe o Ministério da Saúde confirmou 45 casos, e quatro mortes contabilizadas.
A Receita reconhece a necessidade de o cidadão buscar a regularização das pendências, mas esclarece que alguns processos podem ser resolvidos sem a necessidade de se dirigir até o local de atendimento presencial. A recomendação é que antes de ir à agência, o usuário busque o serviço pela internet, através do aplicativo, site, e-mail ou mesmo enviando mensagens para os números de Whatsapp disponibilizados para Sergipe no último fim de semana. Após a solicitação, é necessário aguardar até três dias para que as informações sejam atualizadas. Apesar dos esforços, os servidores informam que um dos motivos para a demora no atendimento é a redução de trabalhadores, em função das medidas de isolamento, como o afastamento dos grupos de risco.
Caso o problema não seja resolvido, é necessário enviar um e-mail para: [email protected]. Em anexo devem estar fotos do RG, título de eleitor, comprovante de endereço atualizado e uma fotografia do solicitante. Também é necessário enviar o número de um telefone para contato. Nas últimas 24 horas, mais de 2.500 e-mails já haviam sido recebidos pelo órgão em Sergipe. "Que loucura a gente chegar aqui e perceber que precisamos ficar no sol, sem saber quando vamos ser atendidos e como fazer para se proteger contra o coronavírus ou qualquer outra doença que se pega pelo ar. Eu respeito a distância com a pessoa da frente, mas muitas vezes os que estão atrás, não", declarou o motorista de aplicativo Cirino Alves.

 

**PUBLICIDADE f4t60



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE f4t60


**PUBLICIDADE f4t60
Publicidade