IOLANDA ASSUMIU O GOVERNO (César de Oliveira/Secom)
Desembargadora Iolanda Guimarães assume o Governo do Estado 2b652v
Publicado em 03 de maio de 2025 Por Jornal Do Dia Se 633e6q
O governador Fábio Mitidieri transmitiu, nesta sexta-feira (2), o cargo de chefe do Executivo estadual para a presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJSE), a desembargadora lolanda Santos Guimarães. A solenidade aconteceu no Palácio Museu Olímpio Campos, Centro de Aracaju. É a primeira vez que a capital e o Estado serão comandados, simultaneamente, por mulheres.
A desembargadora gerenciará o Estado até o próximo dia 10 de maio, quando Mitidieri retorna de viagem ao Texas, nos Estados Unidos, para cumprir agenda oficial com Comitiva, em busca de investimentos para Sergipe nas áreas de petróleo e gás. Além de destacar a importância da missão na América do Norte, Mitidieri destacou o mérito para Sergipe contar com uma mulher à frente do Governo. “Desde que chegamos ao Governo, mais de 40% do nosso Secretariado é formado por mulheres e mais de 50% dos cargos do nosso Estado são, também, femininos. Agora, temos uma mulher assumindo o Governo. Quero agradecer à desembargadora Iolanda e ao Tribunal de Justiça por essa oportunidade”, declara.
Esta é a segunda vez, na atual gestão, que o Governo do Estado é comandado por um presidente do Tribunal de Justiça. Em 2023, o então presidente do TJSE, Ricardo Múcio, comandou Sergipe por seis dias, durante viagem de Mitidieri ao Lide Brazil Development Forum 2023, em Washington DC, Estados Unidos.
A governadora em exercício falou de sua atuação durante o mandato. “Darei continuidade à agenda, aos projetos, para que o Governo continue caminhando na sua normalidade. Claro que, se tiver alguma emergência, se tiver alguma eventualidade, a governadora aqui está apta para tomar as medidas necessárias”, frisa Iolanda Guimarães.
Interina – A desembargadora lolanda Guimarães tomou posse da presidência da Mesa Diretora do Tribunal de Justiça (TJSE), no último dia 3 de fevereiro, para o biênio 2025/2027, em substituição ao desembargador Ricardo Múcio. Compõem, ainda, a Mesa os desembargadores Etélio de Carvalho Prado Júnior e Edivaldo dos Santos, nos cargos de vice-presidente e corregedor-geral da Justiça.