Chuvas provocam muitos estragos na Grande Aracaju 6t4r68
Publicado em 21 de maio de 2025 Por Jornal Do Dia Se 135i2k
Milton Alves Júnior
.
Com registro histórico para o mês de maio, Aracaju enfrentou nas últimas 24 horas sucessivos transtornos provocados pelas fortes chuvas e rajadas de ventos. Um levantamento realizado pela Defesa Civil de Aracaju, indica que até a tarde de ontem o total acumulado no mês de maio já chega a 408 mm, superando a média histórica para o mês, que é de 275 mm. Por ainda haver dez dias, meteorologistas não descartam a possibilidade deste volume ultraar a marca de 500 mm. Até a quarta-feira, o acumulado de chuvas pode ultraar 50 mm/dia e os ventos intensos podem variar de 40 a 100 km/h.
Este último indicativo foi apresentado pelo Governo de Sergipe, por intermédio da Gerência de Meteorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac). Ainda de acordo com a Semac, a ocorrência de chuvas pode gerar acumulados expressivos para o estado, apresentando riscos de alagamentos, deslizamentos de encostas, de transbordamento de pequenos córregos e riachos, além dos principais rios e lagoas, assim como perigo nas rodovias. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) confirmaram ao JORNAL DO DIA que apesar do mau tempo, até o início da noite de ontem não foram registradas ocorrências de vítimas, desalojados ou desabrigados.
Devido ao alto volume de água em vias expressas, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) voltou a se deparar com a necessidade de bloquear momentaneamente o fluxo de automóveis nestes espaços. Utilizando as plataformas oficiais de comunicação da Prefeitura de Aracaju, a SMTT anunciou que entre as vias bloqueadas estava parte da Avenida Ministro Geraldo Barreto Sobral, no bairro Grageru. O trânsito foi desviado para a avenida Marieta Leite, com saída na Adélia Franco, permitindo que os condutores sigam pelas avenidas Hermes Fontes ou Tancredo Neves.
Nos 75 municípios sergipanos o trabalho de monitoramento acontece por profissionais da Defesa Civil Estadual, os quais contam também com o apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar (CBM). Indícios de vulnerabilidade estrutural devem ser informados em caráter de urgência aos órgãos de Segurança Pública. Estes comunicados devem ser reados junto ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) 190. Situações de emergência podem ser compartilhadas também pelo telefone 193. O setor de emergência da Defesa Civil Municipal – em Aracaju -, informou ao JORNAL DO DIA que funciona todos os dias, com escalas que se revezam 24h; o telefone para contato é: 199.