'Casos podem disparar', alerta o governador 1z49u
Publicado em 17 de abril de 2020 Por Jornal Do Dia 5u86
Durante a coletiva de imprensa, o governador Belivaldo Chagas alertou que as medidas não serão mais flexibilizadas por causa de uma expectativa de aumento muito acelerado do número de casos de coronavírus, devido à ampliação e aplicação dos testes rápidos de detecção da doença. Ele prevê que, com a chegada dos testes rápidos enviados pelo governo federal para detectar a Covid-19, somados aos 30 mil testes comprados pelo Estado, e já operados pelo Laboratório Central de Saúde do Estado (Lacen), o número de casos confirmados em Sergipe poderá duplicar nos próximos dias.
"Nós estamos fazendo testagem de forma mais ampla. Isso significa que nós podemos ter uma explosão nos números. Já recebemos cerca de 11mil kits de testes rápidos. Vamos ampliar o atendimento para 600 testes de PCR no Lacen por dia. O Lacen vai trabalhar de segunda a segunda para que tenhamos mais resultados. Nós estávamos com dificuldade de fazer testes, por que não tínhamos material. A partir da agora, os resultados podem dobrar", informou Belivaldo.
O governador explicou que o aumento no número de casos previstos para as próximas semanas se dará porque há pessoas que podem estar contaminadas, mas assintomáticas e a ampliação dos testes oferecerá um panorama mais real da situação de contágio no estado. "O que fizemos até agora, referente aos decretos e isolamento, teve como objetivo evitar o crescimento rápido da curva de contaminação no estado. Enquanto a gente organiza a nossa rede. Nós estamos trabalhando para que possamos ter no momento de pico o equivalente a 688 leitos, sendo 100 leitos de UTI", disse.
Belivaldo mostrou preocupação, por exemplo, com o fato do número de pessoas nas ruas está aumentando muito nos últimos dias. "Eu estou extremamente preocupado com o que pode acontecer, também, nos próximos dias por conta do excesso de pessoas que estão nas filas de banco, em especial nas filas da Caixa Econômica. O pessoal está cada vez mais próximo, e, de repente, pode haver ali uma pessoa contaminada que não apresenta sintomas, e contaminar outras pessoas", ressaltou.