TRIBUNA 5t4i6v
Publicado em 15 de maio de 2025 Por Jornal Do Dia Se 3d5h52
Fraudes
Metade das s de deputados e senadores pedindo a criação da MI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) para investigar as fraudes no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) são de partidos com ministérios no governo do presidente Lula (PT). O pedido de criação da MI foi protocolado pela Oposição na segunda-feira (12).
Partidos
Ao todo, o grupo conseguiu 259 s, sendo 223 de deputados e 36 de senadores. Os 6 partidos com ministérios que contribuíram com s são: União Brasil (39), PP (28), PSD (20), Republicanos (24), MDB (15) e PSB (6). Juntas, essas legendas controlam 12 ministérios na Esplanada.
Sergipanos
De Sergipe dos oito deputados federais somente João Daniel (PT) não assinou requerimento de CMPI do INSS. Rodrigo Valadares (União) foi o 31º a o documento, Thiago de Joaldo (PP) o 126º, Yandra Moura (União) a 127º, Ícaro de Valmir (PL) o 144º, Nitinho (PSD) o 149º, delegada Katarina (PSD) a 176º e Gustinho Ribeiro o 188º. Dos três senadores, apenas Alessandro Vieira (MDB) assinou.
Cultura
Os vereadores de Aracaju aprovaram o substitutivo ao Projeto de Lei nº 41/2025, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a criação e organização básica da Secretaria Municipal da Cultura em Aracaju, integrando-a à istração Pública Municipal e definindo suas competências, estrutura e funcionamento.
Papel
Ficará sob a competência da pasta a coordenação do Sistema Municipal de Cultura e a execução do Plano Municipal de Cultura, além da preservação do patrimônio cultural, fomento à economia criativa e democratização do o à cultura e articulação com entes públicos, privados e internacionais.
Titular
O titular da Secretaria da Cultura deverá ser o ativista cultural Paulo Corrêa, irmão da prefeita Emília Corrêa.
Solidário
O senador Alessandro Vieira (MDB) se solidarizou com a deputada Linda Brasil (PSOL) que denunciou formalmente, na segunda-feira (12), ameaças e manifestações transfóbicas sofridas nas últimas semanas pelas redes sociais e cobrou providências urgentes para identificar e punir duramente os criminosos.
Inaceitável
Para o senador, “é inaceitável que qualquer pessoa seja agredida ou ameaçada por conta do preconceito, infelizmente comum no nosso Brasil”.
IA no currículo
O Governo Federal, através do Ministério da Educação, deve inserir conteúdo de inteligência artificial na grade curricular no Brasil para garantir que crianças e adolescentes tenham o às novas tecnologias com maior habilidade digital, consciência social e munidos de critérios de segurança.
Projeto
É o que determina o Projeto de Lei n° 2129/2025, de autoria do deputado federal Nitinho Vitale (PSD-SE), protocolado no último dia 06 de maio, e que concede prazo de 180 dias, após a aprovação desta Lei, para que o Ministério da Educação, junto com o Conselho Nacional de Educação, implemente as diretrizes de aplicação do conteúdo na rede básica de ensino.
Preparação
Nitinho acha que o cidadão deve ser preparado para a inovação. “O conteúdo tem que ser transversal e interdisciplinar, permeando as diversas áreas do conhecimento, de forma progressiva e adequada às diferentes faixas etárias e níveis de ensino”, defende o autor.
Prazo
O autor esclarece que as instituições de ensino da educação básica, tanto públicas quanto privadas, terão o prazo de 2 anos, a partir das diretrizes nacionais e metodologias complementares, para adequarem seus currículos e projetos pedagógicos às disposições desta Lei.
Ginástica
O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel), vai inaugurar as novas instalações do Centro Nacional de Treinamento de Ginástica Rítmica, após reforma e climatização do espaço esportivo, no Ginásio Constâncio Vieira.
Fufuca
A solenidade, que acontece nesta quinta-feira (15), às 8 horas, contará com a presença do governador Fábio Mitidieri, o ministro do Esporte, André Fufuca, e a secretária de Estado do Esporte e Lazer, Mariana Dantas. Atualmente, 14 ginastas da seleção adulta e oito ginastas da seleção juvenil, sendo uma sergipana em cada equipe, treinam no CT.
Rogério
O senador Rogério Carvalho (PT/SE) concluiu, nesta quarta-feira (14), sua missão oficial na China ao lado do presidente Lula, participando da cerimônia de de 36 acordos bilaterais entre Brasil e China. Os documentos firmados abrangem áreas fundamentais para o desenvolvimento do Brasil, como energia, sustentabilidade, agronegócio, finanças e tecnologia.
Acordos
Entre os principais acordos, o senador líder do PT no Senado destacou o Memorando de Entendimento entre a Casa Civil da Presidência da República e a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China, que busca integrar os esforços do governo brasileiro, por meio de programas como o PAC, o Plano Nova Indústria Brasil, o Plano de Transformação Ecológica e o Programa Rotas da Integração Sul-Americana.