**PUBLICIDADE f4t60
Publicidade

Mãe da primeira vítima morre e Saúde analisa amostras 27153t


Publicado em 04 de abril de 2020 Por Jornal Do Dia 3q2n6s


 

O Ipesaúde confirmou  ontem que a Vigilân cia Epidemiológica está investigando as causas da morte de uma mulher de 90 anos, que deu entrada no Serviço de Pronto Atendimento (SPA) e faleceu por volta das 5h30 de ontem. Ela era a mãe da aposentada de 61 anos que morreu na quinta-feira e foi confirmada como a primeira vítima mortal do coronavírus em Sergipe. Amostras do corpo foram coletadas para realização do teste que detecta uma possível contaminação, já que, segundo a família, era a filha quem prestava os cuidados por mais tempo para a idosa, o que levantou a suspeita das autoridades de Saúde do Estado.  
De acordo com a autarquia, a paciente era portadora do diabetes e estava em tratamento para pneumonia. Durante a madrugada, ela deu entrada no SPA apresentando um quadro de dificuldade para respirar e sonolência. Em seguida, o estado se saúde se agravou e evoluiu para a morte. A causa atestada pelos médicos, de acordo com o Ipesaúde, foi síndrome respiratória aguda grave e pneumonia não específica. A Vigilância Epidemiológica de Aracaju foi notificada do caso e procedeu com a coleta das amostras do corpo da paciente para exames no Laboratório Central de Saúde do Estado (Lacen). O resultado estará disponível em até quatro dias.
Familiares da mulher de 61 anos também estão sendo monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju, que buscam identificar se eles também foram infectados pelo coronavírus. Segundo a repartição, 11 pessoas da família (entre eles mãe, irmã, cunhado, filhos e netos), foram monitoradas através do contato telefônico e, através do membro de referência, receberam orientações dos especialistas. Este monitoramento indicou que a mãe da primeira vítima teve uma piora em seu estado e que a filha da paciente (neta da idosa) apresentou sintomas compatíveis com a Covid-19. Ela foi internada no Hospital Nestor Piva, fez a coleta de amostras para o teste de coronavírus e aguarda o resultado. Todos seguirão sendo monitorados até o prazo de 14 dias, tempo previsto de quarentena.
A SMS informa ainda que a rede municipal prestou todo o atendimento necessário à paciente de 61 anos, e que deu todos os encaminhamentos necessários, assim como, realiza o monitoramento e orientações constantes a todas as pessoas, informadas pela família, que tiveram contato com a vítima.

Mais casos –
O novo boletim epidemiológico do Covid-19, divulgado ontem pela Secretaria Estadual de Saúde, aponta um aumento de mais três casos confirmados em Aracaju. O primeiro paciente é um homem de 45 anos, que deu entrada no Hospital Regional José Franco, em Nossa Senhora do Socorro, no dia 31 de março e encontra-se internado. Outro homem, de 49 anos, está internado em hospital particular da capital desde quinta-feira. O terceiro caso é uma mulher de 25 anos, que chegou de Porto Alegre (RS) no dia 27 de março e deu entrada no Hospital Fernando Franco no dia 31 do mesmo mês. Com isso, sobe para 23 o total de casos confirmados da Covid-19 na capital sergipana.
Um quarto caso foi confirmado na noite de anteontem em de uma mulher de 48 anos que mora em Capela (Vale do Cotinguiba) e está em isolamento domiciliar. Agora são três cidades do interior que também registraram casos de covid-19. Até o momento, 375 examesforam descartados e 14 pacientes com coronavírus receberam alta após o tratamento.

 

**PUBLICIDADE f4t60



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE f4t60


**PUBLICIDADE f4t60
Publicidade