Após confirmação de transmissão comunitária, Prefeitura intensifica Plano de Contingência 3t2g1s
Publicado em 27 de março de 2020 Por Jornal Do Dia 3a6m
A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, confirmou o primeiro caso de transmissão comunitária do novo coronavírus (covid-19) nessa quarta-feira (25), elevando para 13 o número de pessoas infectadas somente na capital. Diante desse cenário, foram intensificadas as ações do Plano de Contingência, lançado pela istração municipal no início deste mês, após o Ministério da Saúde declarar Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional.
O Plano é composto por três níveis de resposta, baseados na avaliação do risco do novo coronavírus afetar o Município e seu impacto para a saúde pública. O primeiro é o nível de "Alerta", que consiste no monitoramento de pessoas com histórico de viagem para área de transmissão local; o segundo é o "Perigo Iminente", que se inicia a partir do primeiro caso suspeito; o terceiro é o "Emergência em Saúde Pública".
A fase Emergência em Saúde Pública é subdividida em nível 1, quando há surgimento de até 20 casos confirmados da covid-19, de baixo a moderado risco; nível 2, com surgimento de caso grave ou acima de 20 casos confirmados, de baixo a moderado risco; e nível 3, quando há casos de óbitos.
Com a confirmação da transmissão comunitária, Aracaju a de situação de Perigo Iminente para fase de Emergência em Saúde nível 1, como explica a secretária municipal de Saúde, Waneska Barboza.
"A partir de agora, a gente entra na fase de abertura de leitos. Então, o Município já vem preparando os leitos de retaguarda para deixar disponíveis, caso comece a ter internação de pessoas. Também planejamos a abertura de um hospital de campanha em parceria com o governo estadual", garante Waneska.
Os leitos citados pela secretária correspondentes aos hospitais de Urgência e Emergência Fernando Franco e Nestor Piva, além dos Centros de Atenção Psicossocial e no Cemar Siqueira Campos.
Já nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) haverá leitos de observação. Além disso, em oito UBS haverá horário de atendimento estendido das 7h às 20h, incluise nos finais de semana e feriados, com atendimento exclusivo para síndromes gripais. São elas: Geraldo Magela, Augusto Franco, Ministro Costa Cavalcante, Fernando Sampaio, Cândida Alves, Eunice Barbosa, José Machado e Onésimo Pinto.
Os usuários dessas unidades serão transferidos para o atendimento em UBS mais próximas.